Desafios para a implantação da gestão plena do SUS pelos municípios
Em DireitoSobre esse Curso
Caros Gestores municipais do SUS, tudo bem?
Sou Renata Gelain, Advogada e Liderança da UniverSaúde, e quero lhes dar as boas vindas ao curso “Desafios para a implantação da gestão plena do SUS pelos municípios“.
Na área da saúde, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS), temos responsabilidades diversas conforme o nível de gestão que se refira (municipal, estadual e federal). O mais comum é que os municípios assumam a Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica podendo alguns assumir serviços da Atenção Secundária/Especializada (mais da parte ambulatorial) e o estado assumir este nível da Atenção (incluindo a parte hospitalar) e a Atenção Terciária – em que a maioria faz a contratação dos serviços de média a alta complexidade.
Nessa formatação “Estado/SES – prestador – serviços ao município/região (CIR)”, o ente municipal pode entender que possui condições de assumir a gestão desse serviço para conduzir de forma direta as negociações, aumentar os recursos destinados ao seu Fundo Municipal da Saúde, diversificar com mais agilidade os serviços, ter mais poder de deliberação em função de assumir a contratação, dentre outras possibilidades.
Cuidados como o porte do serviço, demanda reprimida e demanda referenciada são fatores que podem influenciar na hora de assumir a contratação. É crucial a verificação do limite da assunção das obrigações pelo município. Ou seja, o município vai assumir que serviços de fato? Só ambulatoriais? Ambulatoriais e Hospitalares? Até onde o município tem receita para suportar isto? Você, gestor municipal do SUS, tem atualmente esta leitura em sua realidade? O quê é possível assumir? Por onde exatamente deve-se começar a considerar a gestão plena do SUS em sua cidade?
Assumir a gestão plena requer muito mais que somente fazer a transferência do contrato existente entre o prestador e o gestor estadual
Vamos conversar mais sobre este tema?
Espero vocês neste curso!
Comentários (0)
Aula 1 - Histórico da contratualização
Aula 2 - Formas de pagamento dos prestadores de serviços
Aula 3 – Legislação de suspensão das metas em função da pandemia de COVID-19
Aula 1 - Gestão ambulatorial e/ou ambulatorial e hospitalar? Parcial ou total?
Aula 2 - Meios de auxílio à delimitação da escolha da amplitude da gestão
Aula 1 – O atual Contrato atende as necessidades da Rede de Atenção à Saúde (RAS)?
Aula 2 - Verificação de quantitativos e códigos do atual Contrato x Demanda reprimida
Aula 3 - Atuais Contratos x Novos Contratos
Da coordenadoria regional de saúde/setec/cir/cib
Do grupo de trabalho da SMS
Da conferência de documentos, referências e financiamento
Da relação com os prestadores
Da fiscalização dos contratos do SUS
Da regulação dos serviços a serem assumidos
